O Buffet do Chef prioriza o trabalho de forma padronizada com intuito de oferecer facilidade, entrosamento e redução de quebras, extravios e prejuízos para a equipe. Este material oferecerá referencias para quem está iniciando conosco e orientação mais segmentada para quem já é atuante em nossa empresa.
GARÇOM – Deveres e Responsabilidades
1ª Etapa – Conferência de Saída
- Ao iniciar a jornada de trabalho na empresa, carregar o carro junto à equipe.
- Na chegada ao local do evento, descarregar o carro junto à equipe (Dicas: utilize o carrinho, planeje junto a melhor forma de descarregamento, verifique se há pontos de escadas e pontos acidentados, calcule a distância e os riscos, o responsável deverá perguntar ao cliente os locais onde serão montadas as mesas, dispense as caixas nos respectivos locais onde serão utilizados para não ter trabalho dobrado em remanejar caixas pelo salão, exemplo: caixa cinza de utensílios na cozinha, mesa do buffet e chapas próximos do local de montagem etc...).
2ª Etapa – No Salão do Evento
- Coloque os refrigerantes e água na geladeira.
- Organize as bebidas na geladeira ou frezzer.
- Inicie pela montagem da mesa de bebidas o mais próximo possível da cozinha, evite lugares sem cobertura e com luminosidade do sol, lembre-se que prevalecerá a decisão do cliente o ponto de montagem.
- Acomode as toalhas deixando-as rente ao chão, amarrando as pontas para não serem danificadas.
- Caso o cliente solicite usar mesas dele para montagem, analise cuidadosamente para evitar danos ao móvel e por não saber se o mesmo suportará o peso de todo o material.
- Esterilize os copos limpando o interior das caixas de transporte.
- Coloque o uniforme.
Ao Começar o Evento
- Se informe com o responsável como será o sistema de serviço para as entradas, (servirá no prato separados por mesas ou na travessa na mesa do buffet).
- Se informe com o responsável como será o sistema de serviço para as bebidas (servirá expondo a marca da cerveja completando os copos dos convidados ou se abastecerá os mesmo na copa sempre trocando os copos). Demais bebidas sempre abastecer na copa.
- Corta e servir o bolo, em grande fluxo solicite a ajuda do auxiliar.
- Se necessário atenda os convidados 15 minutos antes e 15min após os horários de atendimento.
3ª Etapa – Fim do Evento e Retorno
- Retire os copos da mesa de bebidas e do salão.
- Desmonte a mesa de bebidas.
- Guarde os copos na caixa de transporte.
- Retire as caixas que já estiverem conferidas da copa para liberar espaço.
- Leve as caixas que estiverem conferidas para o ponto de saída.
- Retire o uniforme antes de carregar o carro e guarde no saco de roupas sujas.
- Solicite ao responsável a conferência no checklist de retorno de material e cozinha a fim de evitar esquecimentos e prejuízos a equipe.
- Necessário pelo menos uma pessoa da equipe para acompanhar o fechamento do evento junto ao responsável para aprendizado ou auxilio em possíveis erros de fechamento. É extremamente importante estarem corretos o preenchimento e assinaturas de recibo, contrato, questionários e o campo de ocorrências, erros podem impossibilitar a cobrança e recebimento do evento, prejudicando o pagamento da empresa e toda a equipe (fechamento somente com o titular do contrato).
- Carregar o carro junto à equipe.
- Ao chegar na empresa descarregue os itens do depósito.
- Armazene os materiais seguindo os padrões de logística, respeitando as placas informativas.
- Finalizamos nossas atividades.
Sempre informe suas dúvidas e dificuldades para a empresa, estamos à disposição para lhe oferecer o suporte que necessitar. Atenciosamente.