O Buffet do Chef prioriza o trabalho de forma padronizada com intuito de oferecer facilidade, entrosamento e redução de quebras, extravios e prejuízos para a equipe. Este material oferecerá referencias para quem está iniciando conosco e orientação mais segmentada para quem já é atuante em nossa empresa.
CREPEIROS / COZINHEIROS – Deveres e Responsabilidades
1ª Etapa – Conferência de Saída
- Ao iniciar a jornada de trabalho na empresa, carregar o carro junto à equipe.
- Na chegada ao local do evento, descarregar o carro junto à equipe (Dicas: utilize o carrinho, planeje junto a melhor forma de descarregamento, verifique se há pontos de escadas e pontos acidentados, calcule a distância e os riscos, o responsável deverá perguntar ao cliente os locais onde serão montadas as mesas, dispense as caixas nos respectivos locais onde serão utilizados para não ter trabalho dobrado em remanejar caixas pelo salão, exemplo: caixa cinza de utensílios na cozinha, mesa do buffet e chapas próximos do local de montagem etc...).
2ª Etapa – No salão do evento
- Coloque a bandana antes de manusear os alimentos (a dolman somente ao iniciar o evento).
- Inicie pela montagem da mesa do buffet o mais próximo possível da cozinha, evite lugares sem cobertura e com luminosidade do sol, lembre-se que prevalecerá a decisão do cliente o ponto de montagem.
- Para eventos com mais de um cozinheiro, sempre que possível o ideal é trabalhar com fila única dos convidados, analise o salão e de o início da mesa com o lado dos pratos e saladas e a saída com o lado do réchaud.
- Siga o padrão nos croquis de montagem.
- Não utilize mesas do cliente para montagem do buffet, afim de evitar danos ao móvel e por não saber se o mesmo suportará o peso de todo o material.
- Acomode as toalhas deixando-as rente ao chão, amarrando as pontas para não serem danificadas.
- Limpe o interior da caixa vermelha (está caixa deverá ficar embaixo da mesa).
- Para fogões e chapas à gás, faça a montagem conferindo se não há vazamentos, não deixe as mangueiras por de baixo das chapas e fogões afim de evitar acidentes. Quando elétricas utilize o teste de voltagem conferindo a tomada correta de acordo com o equipamento.
- Retire os resíduos de massa no interior da chapa à gás, esterilize com guardanapo e álcool antes de ligar.
- Monte a mesa seguindo o padrão do croqui e foto localizado na pasta junto aos contratos.
- Esterilize os pratos, pratos de sobremesa e limpe o interior das caixas (está caixa deverá ficar embaixo da mesa).
- Esterilize talheres e demais utensílios antes do uso.
- Retire da cozinha o réchaud e verifique se o mesmo foi limpo e esterilizado.
- Retire as cumbucas com recheios na copa e verifique se a quantidade é adequada para o número de convidados, não pode haver excesso nas cumbucas para que o alimento não fique por longo período exposto, o correto é ter uma quantidade ideal para que o alimento não fique por mais de 1:00 na mesa.
- Não faça crêpe ou massas para os demais colaboradores, é obrigação de cada colaborador saber fazer o seu prato. (caso tenham iniciantes na equipe ensine os mesmos).
Ao Começar o Evento
- O cozinheiro representa o ponto principal de todo o trabalho formado pela empresa, desde a parte de marketing, administração, atendimento, cozinha e logística. É de extrema importância a dedicação e comprometimento com os padrões exigidos referente ao tamanho do prato, respeitando a quantidade de recheios e ingredientes, a confecção e formato de crêpes e massas para evitar possíveis transtornos com o cliente e empresa. Havendo dúvidas sobre porcionamento e confecção informe a empresa, sempre disponibilizaremos treinamentos para capacitar e aprimorar o padrão de trabalho de todos quando necessário.
- É comum haver filas durante o evento, o tempo médio de preparo de cada prato em grande fluxo para que fique no ponto de servir é em média de 0:01:30 para o crêpe e 0:02:00 para a massa. Calcule e avalie seu tempo periodicamente.
- Orientem os convidados pedirem uma unidade por vez, a fim de dar o atendimento adequado para garantir a qualidade do evento e satisfação de todos os convidados, porém é sempre convidado e contratante quem decidirá este quesito.
- Atente-se na organização da mesa, cobrando do auxiliar antecipação nas reposições de recheios, molhos, saladas e itens da mesa (não é correto convidado ficar aguardando reposição). Saladas tem que estar sempre com boa apresentação, mesmo que ainda tenha fartura e todas as opções, havendo necessidade peça ao auxiliar para fazer a reorganização.
- Atenda todos os convidados de forma carismática e atenciosa, sua imposição de respeito profissional e pessoal só será possível ao demonstrar dedicação e satisfação em atendê-los.
- Na ocasião de faltar recheios, informe sutilmente dizendo que foi o item mais pedido e sugira a ele outras opções.
- Após a troca para a sobremesa é comum acontecer pedidos de crêpe salgado ou macarrão, nestas ocasiões informe o convidado que é possível, mas existe a prioridade em atender a demanda da sobremesa e assim que reduzir o fluxo de atendimento o mesmo será atendido.
3ª Etapa – Fim do Evento e Retorno
- Limpe as chapas e aparadores sem deixar resíduos de alimentos.
- Toalhas deverão ser dobradas sem nenhum resto de alimento.
- Leve os itens da mesa para a copa.
- Itens da caixa azul utilizados na mesa deverão ser guardados limpos pelo crepeiro / cozinheiro.
- Guarde os pratos e pratos de sobremesa.
- Desmonte a mesa e crie um ponto de saída para os materiais já conferidos para o carregamento.
- Guarde os talheres
- Auxilie a copeira no que for necessário.
- Retire o uniforme antes de carregar o carro e guarde no saco de roupas sujas.
- Solicite ao responsável a conferência no checklist de retorno de material e cozinha a fim de evitar esquecimentos e prejuízos a equipe.
- Necessário pelo menos um integrante da equipe para acompanhar o fechamento do evento junto ao responsável para aprendizado ou auxilio em possíveis erros de fechamento. É extremamente importante estarem corretos o preenchimento e assinaturas de recibo, contrato, questionários e o campo de ocorrências, erros podem impossibilitar a cobrança e recebimento do evento, prejudicando o pagamento da empresa e toda a equipe (fechamento somente com o titular do contrato).
- Carregar o carro junto à equipe.
- Ao chegar à empresa descarregue os itens do depósito.
- Armazene os materiais seguindo os padrões de logística, respeitando as placas informativas.
- Finalizamos nossas atividades.
Sempre informe suas dúvidas e dificuldades para a empresa, estamos à disposição para lhe oferecer o suporte que necessitar. Atenciosamente,