POP COPEIRO

O Buffet do Chef prioriza o trabalho de forma padronizada com intuito de oferecer facilidade, entrosamento e redução de quebras, extravios e prejuízos para a equipe. Este material oferecerá referencias para quem está iniciando conosco e orientação mais segmentada para quem já é atuante em nossa empresa.

 

COPEIROS – Deveres e Responsabilidades

 

1ª Etapa – Conferência de Saída

  1. Ao iniciar a jornada de trabalho na empresa, faça a conferência do checklist de cozinha (Após conferência entregar documento para o responsável).
  2. Carregar o carro junto à equipe.
  3. Na chegada ao local do evento, descarregar o carro junto à equipe (Dicas: utilize o carrinho, planeje junto a melhor forma de descarregamento, verifique se há pontos de escadas e pontos acidentados, calcule a distância e os riscos, o responsável deverá perguntar ao cliente os locais onde serão montadas as mesas, dispense as caixas nos respectivos locais onde serão utilizados para não ter trabalho dobrado em remanejar caixas pelo salão, exemplo: caixa cinza de utensílios na cozinha, mesa do buffet e chapas próximos do local de montagem etc...).

 

2ª Etapa – No salão do evento

  1. Guarde o sorvete no congelador ou freezer (necessário um congelador exclusivo para não derreter o sorvete).
  2. Coloque o uniforme e a bandana.
  3. Organize a cozinha de forma estratégica, posicione as caixas com acesso fácil e rápido para todos, otimizando o espaço de trabalho para que a circulação da equipe e reposições durante o evento ocorra da melhor forma possível. Itens pouco ou não utilizados deixem fora de circulação.
  4. Esterilize todos os itens separando os itens do cozinheiro e de cozinha, limpe o interior da caixa e use a mesma para apoiar a caixa azul de reposição, pois a mesma deverá ficar acessível para a equipe sempre que precisar.
  5. Esterilize todo o réchaud limpando o interior da caixa (guarde a mesma junto em cima da caixa de copos podendo servir de apoio na cozinha).
  6. Caixas térmicas de alimentos – Sempre que possível use às caixas pretas vazadas para apoiar e elevar a caixa térmica, é extremamente importante a mesma ficar acessível e com os recheios armazenados de forma organizada para maior agilidade nas reposições, deixe a tampa sempre fechada afim de preservar os alimentos.
  7. Após esterilizar as cumbucas separe os recheios de acordo com o cardápio deixando coberto com guardanapos à disposição para a retirada do cozinheiro. Experimente todos os ingredientes antes de servir e adicione os recheios sem excesso nas cumbucas para que o alimento não fique por longo período exposto, o correto é ter uma quantidade ideal para que o alimento não fique por mais de uma hora na mesa. Lembre-se que a reposição durante o evento é função do auxiliar, mas o copeiro também pode ajudar caso seja possível, (importante: quando necessário as reposições faça de forma moderada para evitar desperdícios ou que os recheios permaneçam por muito tempo na mesa do buffet).
  8. Coloque água e os molhos para esquentar.
  9. Monte as saladas de folhas e milho sempre seguindo o padrão, moderando a quantidade de acordo com o número de convidados, não deixando faltar para reposições que precisarão ser feitas durante o evento, lembre-se que a reposição durante o evento é função do auxiliar, mas o copeiro também pode ajudar caso seja possível.
  10. A reposição dos canapés ou mini-bruschettas durante o evento também é função do auxiliar, mas o copeiro também pode ajudar caso seja possível.
  11. Organize a pia com ponto de chegada de louças sujas e ponto de secagem de louças limpas, não deixe itens que serão pouco utilizados ocupando espaço em cima da pia, o mesmo serve para toda a organização da cozinha,

 

Ao Começar o evento

  1. Não coloque copos dentro da cuba afim de evitar quebras. Em momentos de grande fluxo deixe os potes sujos dentro da caixa térmica para serem lavados posteriormente, prioridade durante o evento é não deixar faltar pratos, copos e talheres no salão, mantendo o andamento do evento sem faltar itens ou alimentos, sempre dando prioridade ao cozinheiro, a secagem das louças é função do auxiliar, mas o copeiro também pode ajudar caso seja possível.
  2. Em momentos de baixo fluxo de atendimento, se antecipe em todas as tarefas, separe os itens do café, coloque a água para esquentar, separe as cumbucas e itens da sobremesa para adiantar a troca, pois quando começar a servir não poderá haver pratos, copos e utensílios sujos no salão, além de ser extremamente importante estes itens estarem todos à disposição para uso, já que irá se criar um alto fluxo de atendimento novamente.
  3. Na finalização do evento delegue ao auxiliar os itens que serão trazidos para lavagem, de forma operacional, de prioridade total para lavagem de pratos, copos, talheres e posteriormente os demais itens, lave bandejas e potes, não guarde potes tampados e molhados, importante que neste momento o auxiliar após tirar todos os itens do salão entre louças sujas e limpas, o mesmo esteja à disposição do copeiro para secagem das louças.
  4. É de responsabilidade do copeiro o armazenamento correto e limpo da caixa cinza de utensílios e caixas térmicas limpas e esterilizadas.
  5. Lave as bandejas.

 

3ª Etapa – Fim do Evento e Retorno

  1. Ao final do evento sempre deixe a copa limpa e organizada, com os equipamento utilizados livre de resíduos e sujeiras, microondas, fogão, pia entre outros.
  2. Conferência de retorno de alimentos e potes no checklist de cozinha.
  3. Retire o uniforme antes de carregar o carro e guarde no saco de roupas sujas.
  4. Solicite ao responsável a conferência no checklist de retorno de material e cozinha a fim de evitar esquecimentos e prejuízos a equipe.
  5. Necessário pelo menos um integrante da equipe para acompanhar o fechamento do evento junto ao responsável para aprendizado ou auxilio em possíveis erros de fechamento. É extremamente importante estarem corretos o preenchimento e assinaturas de recibo, contrato, questionários e o campo de ocorrências, erros podem impossibilitar a cobrança e recebimento do evento, prejudicando o pagamento da empresa e toda a equipe (fechamento somente com o titular do contrato).
  6. Carregar o carro junto à equipe.
  7. Ao chegar à empresa descarregue os itens de cozinha.
  8.  Guarde de forma organizada e limpa os potes vazios, os potes com os retornos dos alimentos seguindo às placas indicativas da cozinha, geladeiras e freezers.
  9. Finalizamos nossas atividades.

 

Sempre informe suas dúvidas e dificuldades para a empresa, estamos à disposição para lhe oferecer o suporte que necessitar. Atenciosamente