O Buffet do Chef prioriza o trabalho de forma padronizada com intuito de oferecer facilidade, entrosamento e redução de quebras, extravios e prejuízos para a equipe. Este material oferecerá referencias para quem está iniciando conosco e orientação mais segmentada para quem já é atuante em nossa empresa.
AUXILIAR – Deveres e Responsabilidades
1ª Etapa – Conferência de Saída
- Ao iniciar a jornada de trabalho na empresa, carregar o carro junto à equipe.
- Na chegada ao local do evento, descarregar o carro junto à equipe (Dicas: utilize o carrinho, planeje junto a melhor forma de descarregamento, verifique se há pontos de escadas e pontos acidentados, calcule a distância e os riscos, o responsável deverá perguntar ao cliente os locais onde serão montadas as mesas, dispense as caixas nos respectivos locais onde serão utilizados para não ter trabalho dobrado em remanejar caixas pelo salão, exemplo: caixa cinza de utensílios na cozinha, mesa do buffet e chapas próximos do local de montagem etc...).
2ª Etapa – No Salão do Evento
- Coloque os refrigerantes e água na geladeira.
- Coloque o uniforme e a bandana.
- Quando não tiver garçom na equipe, inicie pela montagem da mesa de bebidas o mais próximo possível da cozinha, evite lugares sem cobertura e com luminosidade do sol, lembre-se que prevalecerá a decisão do cliente o ponto de montagem.
- Caso o cliente solicite usar mesas dele para montagem, analise cuidadosamente para evitar danos ao móvel e por não saber se o mesmo suportará o peso de todo o material.
- Acomode as toalhas deixando-as rente ao chão, amarrando as pontas para não serem danificadas.
- Esterilize os copos limpando o interior das caixas de transporte.
- Monte a mesa de café perto da porta de saída deixando o café, petit-four, balas e licor para servir junto com a sobremesa.
- Esterilize todos os itens limpando o interior da caixa de xícaras.
- Na copa, monte as entradas de canapés seguindo o padrão, deixe ¼ da quantidade para uma possível reposição, os canapés deverão durar no mínimo a primeira hora do evento.
Ao Começar o Evento
- O auxiliar deverá ficar no ponto de vista do copeiro e cozinheiro estando à disposição de ambos.
- A mesa do buffet é prioridade sempre, faça todas as reposições co agilidade (recheios, molhos, saladas, pratos, copos, talheres, guardanapos queijo ralado, entre outros).
- As saladas deverão estar sempre organizadas, havendo necessidade leve para reorganização, mesmo não havendo necessidade de reposição.
- A reposição de recheios deverá ser feita sempre de forma moderada, para que o alimento não fique muito tempo exposto na mesa (recomendável não passar mais que uma hora na cumbuca)
- Avise com antecedência o copeiro sempre que precisar repor molhos, saladas, pratos e talheres.
- Fique atento a todas reposições das mesa de bebidas, abasteça sempre os refrigerantes com uma opção zero açúcar e um normal, caso o refrigerante ou água esteja muito tempo na mesa a ponto de esquentar, leve-o de volta para geladeira.
- É de responsabilidade do auxiliar preparar as reposições de entradas e saladas.
- Frequentemente de forma operacional faça a retirada de pratos e talheres da mesa dos convidados e depois com a bandeja realize a retirada de copos, assim terá mais agilidade e evitará quebras.
- Não deixe que convidados levem pratos e demais utensílios sujos para a copa, não deixe que venham pedir itens ou reposições de recheios, se atente-se em todos os detalhes para que isto não ocorra, pois as mesmas podem gerar reclamações e perca de bonificações.
- A função do auxiliar é a que mais exige a circulação no salão, portanto sempre fique de olho na mesa do cozinheiro, na mesa das bebidas, na mesa dos convidados, pergunte com frequência para copeiro e cozinheiro se estão precisando de algo, é fundamental ser pró-ativo nesta função.
- O auxiliar raramente anda de mãos vazias pelo salão, sempre quando levar algum item volte trazendo outro (é expressamente proibido deixar o cliente retirar pratos da mesa dos convidados).
- Na hora da troca para a sobremesa de prioridade para a retirada dos pratos, copos e talheres no salão, é extremamente importante estes itens estarem todos à disposição para uso, já que provavelmente irá começar um alto fluxo de atendimento novamente.
- Esteja sempre secando os pratos copos e a talheres, auxilie sempre o copeiro para que o mesmo mantenha sempre o ritmo operacional frequente na lavagem das louças com o máximo de espaço livre na pia.
3ª Etapa – Fim do Evento e Retorno
- Retire os copos da mesa de bebidas, os pratos e talheres do salão.
- Auxilie o copeiro na secagem das louças.
- Desmonte a mesa de bebidas e café.
- Guarde os copos na caixa de transporte.
- Retire as caixas que já estiverem conferidas da copa para liberar espaço.
- Leve as caixas que estiverem conferidas para o ponto de saída.
- Retire o uniforme antes de carregar o carro e guarde no saco de roupas sujas.
- Solicite ao responsável a conferência no checklist de retorno de material e cozinha a fim de evitar esquecimentos e prejuízos a equipe.
- Necessário pelo menos um integrante da equipe para acompanhar o fechamento do evento junto ao responsável para aprendizado ou auxilio em possíveis erros de fechamento. É extremamente importante estarem corretos o preenchimento e assinaturas de recibo, contrato, questionários e o campo de ocorrências, erros podem impossibilitar a cobrança e recebimento do evento, prejudicando o pagamento da empresa e toda a equipe (fechamento somente com o titular do contrato).
- Carregar o carro junto à equipe.
- Ao chegar à empresa descarregue os itens do depósito.
- Armazene os materiais seguindo os padrões de logística, respeitando as placas informativas.
- Finalizamos nossas atividades.
Sempre informe suas dúvidas e dificuldades para a empresa, estamos à disposição para lhe oferecer o suporte que necessitar. Atenciosamente.