Toda empresa competitiva está sempre em busca da chamada qualidade total, conseguida com o devido acompanhamento e o aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e serviços. Nessa busca, é importante estabelecer mecanismos de controle dos processos para que o negócio continue a produzir resultados satisfatórios, mesmo diante de algum tipo de imprevisto como uma mudança na equipe ou a eventual ausência de um funcionário. Dentro desse contexto, uma das principais ferramentas de controle e gestão dos processos é o Procedimento Operacional Padrão (POP).
O QUE É O POP?
O POP nada mais é que um documento que estabelece de forma minuciosa os detalhes de um processo, elencando aspectos como sequência de procedimentos, materiais utilizados, cuidados a serem observados, responsáveis por cada etapa e quaisquer outras informações relevantes para que a tarefa seja realizada dentro do padrão de qualidade esperado.
QUAL O OBJETIVO DO POP?
O principal objetivo de um Procedimento Operacional Padrão, como o próprio nome já dá a entender, é padronizar a realização de um processo de forma a minimizar erros, desvios e variações. Assim fica muito mais fácil garantir a qualidade do procedimento, seja ele qual for.
POR QUE PADRONIZAR?
Imagine que o funcionário responsável por determinada tarefa precisou se ausentar de forma inesperada. A empresa certamente conta com outros funcionários capacitados para realizá-la, mas que nunca executaram o procedimento no dia a dia. Nesse cenário, se a empresa não conta com um POP em relação àquela tarefa, pode estar diante de um drama ou de, no mínimo, um bom prejuízo. Porém, ao contar com um Procedimento Operacional Padrão detalhado, a substituição será feita sem maiores problemas, uma vez que cada passo estará devidamente descrito, como um guia para o substituto seguir à risca.